top of page
Buscar
  • Foto do escritorcditadura

CRÍTICA: Documentário "Temporada de Caça", de Rita Moreira

O documentário "Temporada de Caça" (1988), dirigido e produzido por Rita Moreia, explicita por meio de narrativas variadas a grave situação de LBGTfobia, que levava a assassinatos de pessoas homossexuais, presente na sociedade brasileira dos anos 80. As pessoas falavam abertamente sua opinião e muitas delas compartilhavam da ideia de que os homossexuais deveriam sim ser perseguidos e assassinados. É comentado que o prefeito inclusive lançou um programa de "caça aos viados" e as pessoas não enxergavam problema nenhum em coisas desse tipo. O documentário também contrapõe tais ideias com depoimentos de pessoas que não compartilham da mesma ideia e concordam que ninguém deveria ter o direito de tirar a vida de ninguém pelo fato de elas terem preferenciais sexuais diferentes.


"Eu concordo que eles devem ser assassinados"

O documentário também contrapõe tais ideias com depoimentos de pessoas que não compartilham da mesma ideia e concordam que ninguém deveria ter o direito de tirar a vida de ninguém pelo fato de elas terem preferenciais sexuais diferentes.


As entrevistas e depoimentos são intercaladas com imagens de caçadores caçando o animal veado, numa metáfora inteligente que conversa perfeitamente com o tema, tendo em vista de que a palavra "veado" era muito usada em tom de ofensa aos homossexuais , que também estavam sendo caçados e mortos. Também intercalam os depoimentos e videos de caça com séries de imagens dos rostos e nomes conhecidos de pessoas importantes que acredita-se serem homossexuais.


Rita Moreira traz em seu documentário também depoimentos de personalidades influentes da época que eram contra a discriminação e que queriam lutar e conscientizar as pessoas para um fim na LGBTfobia como Gilberto Gil e Ester Goes e também a ativista transsexual Cláudia Wonder.


Mesmo após o fim da Ditadura Militar (1964-1985), a censura ainda era muito presente, não era mostrada a gravidade de violências que os LGBTs sofriam e era um assunto pouco comentado. O documentário quando lançado, chocou, devido as opiniões discriminatórias.



Fonte: REVISTA LADO A: "Documentário da época aborda morte de LGBTs no Brasil na década de 80", Publicado por Redação Lado A em Cultura, Notícias

6 visualizações0 comentário
bottom of page