top of page
Buscar
  • Foto do escritorcditadura

CRÍTICA - Documento: "Relatório sobre ditadura e homossexualidade", Comissão da Verdade

O documento: Relatório sobre ditadura e homossexualidade, publicado pela Comissão da Verdade do Estado de São Paulo, traz em suas 25 páginas informações a respeito de como se lidavam com o homossexualismo na época da Ditadura Militar no Brasil (1964-1985). A Comissão da Verdade visa garantir o direito de todos à verdade, e assim, com este documento, visou mostrar a verdade não muito dita sobre como era dada a relação com o homossexual na época em questão, dessa forma dando a devida visibilidade a estes que sofreram apenas por serem quem eram. Quando o assunto é a Ditadura Militar no Brasil, as pessoas tendem a pensar mais apenas nas questões políticas e oposições, deixando de lado as graves torturas nas minorias sociais e a questão da aversão o homossexual, endo pessoas torturadas e mortas pelo fato de seguir uma determinada orientação sexual.


Na época era imposta pelo Estado a monogamia, heteronormatividade e submissão da mulher ao homem. Tudo e todos que se apresentavam diferente desses padrões eram censurados e retirados da sociedade da maneira que convinha aos militares.

A Comissão teve diversas audiências e trouxe diversos pesquisadores e estudiosos, os quais apresentaram trabalhos com o assunto da homossexualidade no período da ditadura, e que puderam contribuir para que a verdade fosse aberta e para que houvesse melhor conscientização a respeito de muito do que foi colocado por debaixo do tapete por tantos anos a respeito da resistência do movimento LGBT.


O Documento comenta como era impregnado o discurso ideológico da época extremamente LGBTfóbico, e não vinha apenas do Estado mas também da oposição. A repressão ao homossexual era vista como justificável, pois era vista para todos como uma violação dos valores morais impostos pela sociedade. A LGBTfobia era algo que a grande maioria da população tinha em comum, o que facilitou muito a aversão e perseguição aos homossexuais.


Apesar de atualmente estarmos inseridos numa realidade completamente diferente, e dita sem censura, ou pelo menos, com censura menos aparente do que na época, ainda têm-se muitas problemáticas com o homossexualismo na nossa sociedade devido às marcas que a história deixou. Atualmente o movimento LGBT tem uma visibilidade imensa comparada à época do Regime Militar e conseguiram ganhar muitos direitos até aqui, porém infelizmente muitos homossexuais ainda são mortos nos dias de hoje apenas por sua orientação sexual. Ainda existe muito conservadorismo e preconceito impregnado na sociedade brasileira, e muitos padrões ainda devem ser quebrados.


Iniciativas como a da Comissão da verdade dão uma esperança de que quanto maior a conscientização da população, mais barreiras serão superadas e com o tempo o preconceito deveria ser morto cada vez mais.

1 visualização0 comentário
bottom of page