top of page
Buscar
  • Foto do escritorcditadura

Crítica do álbum "Mato Grosso" 1982



“Mato Grosso” é o oitavo álbum solo de Ney Matogrosso, e foi lançado em 1982, numa época na qual estava havendo o começo da redemocratização no Brasil, tendo a primeira eleição após 18 anos com regime militar atuando no Brasil. Com isso começa maior esperança com a liberdade porém ainda havia muita censura e alguma músicas do álbum foram proibidas de serem executadas publicamente como “Johnny Pirou”, “Uai Uai”.


“Johnny Pirou”, por exemplo, ia contra o ideal de “correto” da época, expondo uma relação inter-racial e homossexual do estrangeiro Johnny com um homem negro:


E o negão animadão novamente

A Johnny agarrou e beijou


A música é um remake da música “Johnny B. Goode” de Chuck Berry, onde além da língua ser mudada, o sentido e a letra também muda completamente. O Brasil invade a nova letra com menções do futebol, trazendo metáforas do o futebol com a relação a surgir com o estrangeiro “Johnny” e o “negão”.




Na letra de "Uai Uai" são utilizadas palavras escritas como são faladas em diferentes regiões do Brasil, evidenciando um pouco da diversidade, palavras como por exemplo "arguma" (alguma), "gor" (gol), "hospitar" (hospital). A música problematiza a triste situação do Brasil com as censuras e negação de tudo quando repete diversas vezes na letra: “ta com 'arguma' coisa errada!” e “faz de conta que ninguém viu nada!”. "Por Debaixo Dos Panos" também traz essa problematização:

O que a gente faz é por debaixo dos pano, prá ninguém saber

É debaixo dos pano que a gente não tem medo, pode guardar segredo

E diz o que convém

É debaixo dos pano que a gente esconde tudo e não se fica mudo e tudo quer fazer

É debaixo dos pano que a gente entra pelo cano sem ninguém ver

A letra evidencia o 'ter que fazer tudo em segredo', 'tudo por debaixo dos panos', porque na época do regime militar se fosse feito qualquer coisa considerada "errada", você estaria correndo perigo, assim tudo tinha que ser feito com muita cautela, e dependia de com quem você falava com o assunto que poderia ser falado, como está presente na letra: “diz o que convém”.



O álbum é muito alegre, festivo e sexual. É uma celebração à liberdade e libertação do brasileiro.

A capa do álbum já traz consigo uma grande sensação de libertação, no qual mostra-se o corpo semi-nu boiando na água jogado na natureza. Liberto a seguir seu natural e selvagem e sendo levado por seus instintos sem medo para seguir os prazeres da vida. Como na letra de Promessas Demais: “Tanta felicidade é um rio que vai me levar”.


"Alegria Carnaval" é a primeira música do álbum e traz essa ideia de um novo começo de libertação e esperança, conversando com a época da redemocratização no Brasil.

Meu compromisso com o sofrer vai se acabar

quero recomeçar

transar um novo amor pra mim

viver enfim

quem tanto mal me quis, não quero nem saber, tem mais é que sofrer enquanto sou feliz




A música Não Faz Sentido também traz a esperança de mudança e a liberdade para seguir sem medo, e que não fazia sentido viver daquele jeito escondido.


Não faz sentido

Viver Assim

Dessa Maneira

Não dá pra mim


Você precisa entender

Que posso também encontrar o meu caminho sem ter mais medo

sair pelo mundo

há tanta coisa a dizer

não quero e não posso parar

sinto meu corpo muito mais solto e feliz








8 visualizações0 comentário
bottom of page